COLEÇÃO narrAtiVas
O Programa narrAtiVas disponibiliza ao público a Coleção narrAtiVas, um conjunto exclusivo e inédito de 13 livros em formato digital, escritos especialmente para o projeto.
Os autores dos ebooks são os próprios docentes responsáveis pelos cursos oferecidos no programa. Apesar de abordarem as mesmas temáticas dos cursos, os livros digitais não são uma síntese ou um conteúdo equivalente ao das aulas; constituem, na verdade, textos de cunho autoral, que extrapolam e, portanto, aprofundam o conhecimento transmitido em sala de aula.
Quem se inscrever em qualquer um dos cursos do programa, terá direito a um ebook gratuito!
Os livros podem ser adquiridos a qualquer tempo aqui no site.
VOL. 1 - A personagem dramática e o que ela diz: Elementos fundamentais para a ficção seriada de TV
(Gildon Oliveira Silva)
Sinopse: Como é possível (re)interpretar as impressões de mundo e a nossa relação com ele e com o outro por meio de uma narrativa dramática de ficção? Uma das possibilidades que o autor Gildon Oliveira aponta é a utilização de dois elementos fundamentais da dramaturgia: a personagem e o diálogo. Em A personagem dramática e o que ela diz: Elementos fundamentais para a ficção seriada de TV, o autor propõe reflexões ancoradas em dispositivos teóricos da dramaturgia, os quais formam um precioso arcabouço para o leitor e para discussões futuras.
VOL. 2 - Construção de mundos ficcionais em séries para TV e outras telas
(João Araújo)
Sinopse: Partindo da premissa de que quaisquer obras de ficção, mesmo aquelas de natureza mais realista, se ambientam em mundos ficcionais, o livro de João Araújo apresenta uma extensa e intrigante discussão sobre este conceito, entendido aqui como referente às estruturas globais imaginárias que organizam os elementos narrativos de uma obra de ficção conforme um conjunto de regras particulares. Se a noção parece, inicialmente, de difícil compreensão, o autor se propõe a destrinchá-la com os leitores, destacando tanto os elementos narrativos – eventos e os enredos e histórias pregressas que eles entretecem; personagens e os grupos em que se organizam; ambientes e as estruturas físicas e sociais que eles deixam ver; e tinturas atmosféricas que colorem uma obra – quanto a articulação entre eles na criação da estrutura organizadora da narrativa que se deseja contar.
VOL. 3 - Regimes de serialidade
(João Senna Teixeira)
Sinopse: O autor João Senna Teixeira apresenta uma contribuição singular para criadores, pesquisadores e apreciadores de séries ficcionais de televisão com a obra Regimes de serialidade, a qual aborda este importante elemento constituinte da ordenação das tramas em narrativas seriadas. O livro está dividido em três capítulos: no primeiro, o autor trata da serialidade propriamente dita e como ela se constrói, demonstrando o porquê é difícil defini-la. O segundo capítulo é reservado à classificação de regimes de serialidade e suas diferenças em termos de como a história progride e de o que o público espera em cada um deles.
VOL. 4 - Mercado audiovisual global em tempos de streaming: Produção e distribuição de séries ficcionais televisivas - Parte I
(Maíra Bianchini)
Sinopse: Esta é a primeira parte de um estudo em dois volumes apresentado por Maíra Bianchini, no qual a autora reflete sobre os desenvolvimentos históricos que abriram caminho para a criação e o crescimento acelerado, no contexto atual, dos serviços de vídeo sob demanda em streaming (ou seja, em fluxo de mídia pela internet), considerando os elos da produção, da distribuição e da exibição do mercado audiovisual.
VOL. 5 - Estratégias de marketing para audiovisual: Além do básico
(Rodrigo Lessa)
VOL. 6 - Mercado audiovisual global em tempos de streaming: Produção e distribuição de séries ficcionais televisivas - Parte II
(Maíra Bianchini)
Sinopse: Dando continuidade ao estudo em dois volumes iniciado pela autora Maíra Bianchini em Mercado audiovisual global em tempos de streaming: Produção e distribuição de séries ficcionais televisivas Parte I, este e-book avança na análise dos desdobramentos históricos da indústria televisiva dos Estados Unidos que contribuíram para a conformação do concorrido mercado de oferta de audiovisual licenciado pela internet, com a emergência de diversos serviços de streaming em disputa pela atenção da audiência. Na parte II, Bianchini explora os desenvolvimentos das fases chamadas de TV III e TV IV: na primeira, o texto aborda o período que vai dos anos 1990 a meados dos anos 2000, em um contexto concorrencial marcado pela formação de conglomerados de mídia e a entrada dos canais por assinatura na produção de séries de TV originais, liderados pela HBO, em conjunto com o lançamento do formato em DVD, que viabilizou a entrada das séries televisivas no vídeo doméstico. Este é o gancho para falar da Netflix, empresa que inicia suas atividades com o aluguel de DVDs pelo sistema postal norte-americano em 1998 e migra para a oferta de conteúdo audiovisual pela internet quase dez anos depois. A produção e a distribuição de séries ficcionais televisivas originais entre empreendimentos baseados na internet, como a Netflix e as concorrentes Hulu, Amazon Prime Video, Disney+, HBO Max e Globoplay, entre outras, representa a consolidação da TV IV, momento atual de abundância, incentivo à diversidade e atuação transnacional de grandes empresas de alcance global.
VOL. 7 - Webséries de ficção: Da ideia ao roteiro
(Gustavo Erick)
Sinopse: Ao abordar uma das mais importantes tendências do mercado audiovisual contemporâneo, o autor Gustavo Erick traz à baila os caminhos iniciais para pensar e idealizar projetos de obras ficcionais serializadas para os meios digitais no e-book Webséries de ficção: Da ideia ao roteiro. Longe de apresentar indicações genéricas ou impositivas aos processos criativos de seus interlocutores, a escrita de Gustavo Erick indica caminhos a trilhar e provoca reflexões sobre alternativas possíveis e modos de criação para as webséries ficcionais, transitando por noções como as de estrutura dramática, elementos narrativos e conceito da obra seriada (incluindo aqui cinco tópicos principais: logline, visão original, tema, premissa dramática e público-alvo). Indicado especialmente para roteiristas iniciantes e para aqueles ainda não familiarizados com as dinâmicas que regem a produção, a distribuição e o consumo de obras seriadas por meio da internet, o e-book representa uma importante contribuição do autor à literatura brasileira especializada na criação de roteiros para audiovisual, ainda carente de escritos dedicados a este emergente formato.
VOL. 8 - Soluções em roteiro de cinema: Estrutura e forma
(Amanda Aouad)
Sinopse: Em meio a uma profusão de manuais e guias para a elaboração de roteiros para audiovisual disponíveis no Brasil e em línguas estrangeiras, a autora Amanda Aouad adota uma perspectiva didática e acessível para guiar os leitores nos meandros do processo de criação em Soluções em roteiro de cinema: Estrutura e forma. Pensado principalmente para o público de recém-chegados ao ofício de roteirista audiovisual, o e-book reflete sobre o esforço de “colocar no papel” as ideias e histórias que os criadores e criadoras desejam compartilhar com o mundo, passando por etapas como o planejamento, a construção das personagens, a elaboração de peças intermediárias no desenvolvimento da obra (storyline, sinopse, argumento e escaleta) e a escrita do roteiro. Para além das habilidosas orientações técnicas da autora, o livro conta também com exercícios de análise e criação e uma lista extensa de exemplos a serem escrutinados pelos leitores e roteiristas.
VOL. 9 - Criação e desenvolvimento de narrativas transmídias
(Rodrigo Lessa e Marcelo Lima)
Sinopse: No cenário contemporâneo de intensa circulação de conteúdos e consumidores entre diversos suportes midiáticos, formatos comunicacionais e linguagens expressivas, os desdobramentos possíveis para a contação de histórias apontam caminhos profícuos e inovadores aos criadores e criadoras de narrativas. Partindo dessa constatação, o e-book Criação e desenvolvimento de narrativas transmídias, escrito por Rodrigo Lessa e Marcelo Lima, conduz os leitores ao entendimento desta modalidade criativa ao apresentar e discutir o conceito de um modo de narrar que atravessa os limites de uma mídia e se relaciona com outros meios de comunicação – não só ao destrinchar as noções implícitas ao conceito, mas também ao abordar tópicos como autoria, temporalidade, canonicidade, transmodalidade e as relações entre extensões paratextuais e ficcionais. Por fim, do ponto de vista prático, os autores dão atenção especial a seis grandes categorias de estratégias que podem ser adotadas na elaboração de narrativas ficcionais transmídias: continuação de histórias, construção de mundo, construção de personagens, backstories (histórias do passado), histórias alternativas e ludicidade.
VOL. 10 - Série de ficção: Criação e desenvolvimento de roteiro para TV
(Amanda Aouad)
As séries de ficção para TV são as obras audiovisuais que mais cresceram em termos de valorização cultural, investimentos financeiros e quantidade e variedade de produções nas últimas duas décadas. Nesse movimento, cresceu também o interesse de profissionais dedicados à escrita do roteiro audiovisual nos modos de composição desse tipo de narrativa, o qual demanda domínios específicos de estratégias de tessitura de suas histórias, na negociação entre abertura e fechamento de arcos narrativos e no equilíbrio entre repetição e inovação a cada novo segmento. No e-book Série de ficção: Criação e desenvolvimento de roteiro para TV, a autora e roteirista Amanda Aouad apresenta aos leitores alguns dos fundamentos da própria noção de ficção seriada televisiva e conduz a leitura pelos elementos que contribuem para a definição de um projeto audiovisual dessa natureza, incluindo tópicos como a singularização de abordagens temáticas, a construção de personagens e a elaboração da logline, da storyline, da sinopse e da escaleta dos episódios e do episódio piloto. Ilustrado com ricos exemplos de séries brasileiras contemporâneas e passadas, o e-book é um consistente ponto de partida para roteiristas que querem se dedicar às séries ficcionais televisivas.
VOL. 11 - Escrevendo séries animadas: Para crianças e adultos de todas as idades
(Marcelo Lima)
Sinopse: Tendo como ponto de partida a ideia de que o documento de pitch, aquele que reúne os elementos narrativos, dramatúrgicos e contextuais de uma obra, é o material mais vital para os estágios iniciais de desenvolvimento de uma série (inclusive de uma série animada), o autor Marcelo Lima conduz os leitores do e-book Escrevendo séries animadas: Para crianças e adultos de todas as idades ao longo do processo de elaboração dessas importantes etapas de constituição das bases para a produção de ficções seriadas de animação. A argumentação do autor visa a auxiliar roteiristas e criadores no delineamento do núcleo dramático principal de suas histórias e nas escolhas que conformam o formato do produto final. Ao focar na etapa de elaboração inicial de séries animadas, Lima apresenta alguns dos pilares que sustentam o desenvolvimento da obra e estabelecem a estrutura dramática da série, trabalhando noções como as de logline, gênero e formato, storyline, sinopse, curva dramática e motor narrativo. Trata-se de um importante guia para nortear o trabalho de criadores e criadoras que estão ansiosos para “colocar a mão na massa” e levar suas histórias animadas para o mundo.
VOL. 12 - Desenvolvimento de séries documentais: Da ideia ao roteiro
(Gustavo Erick)
Sinopse: Neste e-book do experiente roteirista e professor Gustavo Erick, o leitor encontra um guia para navegar alguns dos aspectos principais das etapas de desenvolvimento, pré-produção e roteirização de obras seriadas de documentário para TV. Em Desenvolvimento de séries documentais: Da ideia ao roteiro, o autor reflete sobre a relação entre realidade e ficção na proposição criativa de diferentes estilos e tipos de série de documentário, ao abordar o documental como ordenação da realidade, e orienta a elaboração do projeto de obra seriada a partir de tópicos como proposta, tema, visão original, objetivos, relevância, eleição dos objetos, estratégias de abordagem e sinopses preliminares – tendo como referência o formulário do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV). Erick também destaca a importância da pesquisa na feitura da obra documental e exemplifica o desenvolvimento de um pré-roteiro de série a partir do projeto Três Tempos, de sua autoria. Trata-se de uma importante contribuição para profissionais documentaristas interessados em narrativas seriadas, em um campo ainda escasso de referências para esse tipo de obra.
VOL. 13 - Caminhos da criação: Elaborações para bíblias de séries de TV
(Gildon Oliveira Silva)
Sinopse: O experiente dramaturgo, roteirista, pesquisador e professor Gildon Oliveira Silva compartilha neste e-book algumas concepções e direcionamentos para as primeiras investidas artísticas na escrita de bíblias de séries para narrativas seriadas de ficção televisiva. Em Caminhos da criação: Elaborações para bíblias de séries de TV, o autor apresenta conceitos iniciais relativos à etapa de desenvolvimento da ideia e aos modos como tais noções são empregadas nos campos cinematográfico e de televisão, expõe os itens da bíblia exigidos de maneira mais recorrente em editais e no mercado audiovisual e trabalha a diferenciação entre bíblia de venda e bíblia de trabalho, ao mesmo tempo que oferece ferramentas metodológicas para o fazer criativo dessas obras. Aprofundando as explicações com o exemplo da série bem-sucedida brasileira Sob Pressão, o autor oferta um rico material para roteiristas e produtores interessados no processo de criação de séries de TV.