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Tudo sobre marketing que você precisa saber para vender seu projeto audiovisual.

Este curso irá explorar noções básicas de marketing e de estratégias criativas multiplataforma, com objetivo principal de orientar os(as) participantes no desenvolvimento de seus projetos de obras audiovisuais no mundo dos negócios. Os temas serão transversalmente conectados à lógica transmídia que opera nos mercados audiovisuais no mundo inteiro; e, portanto, a convergência de meios e a transmidiação de conteúdos serão tratados como contexto atual do mercado. Serão abordados conteúdos teóricos através da análise de cases de sucesso nas áreas de branding e identidade de marca, concorrência de mercado e benchmarking, marketing digital, presença online, inserção em sites de redes sociais e mídias digitais e narrativa transmídia.  Ao fim, espera-se que os(as) participantes dominem a aplicação da lógica transmídia para o desenvolvimento do plano de comunicação e marketing dos seus projetos audiovisuais.

  • Comunicação e marketing digital;
  • Convergência midiática e processos de transmidiação de conteúdo;
  • Narrativa transmídia e lógicas do mercado contemporâneo;
  • Branding e identidade de marca;
  • Fãs, mídias sociais e engajamento de marca;
  • Mercado audiovisual, concorrências e benchmarking;

Rodrigo Lessa

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA), onde integra o Grupo de pesquisa ATevê, pesquisando narrativas seriadas televisivas no contexto da convergência midiática, da transmidiação de conteúdos e do estudo de fãs. Atuou como Consultor Transmídia para projetos de séries em desenvolvimento pelo Prodav 05 junto à FM Produções (Rio de Janeiro/RJ). Foi professor e pesquisador visitante na University of Hertfordshire (Reino Unido), onde lecionou Television Drama (2014-2015). É professor na área de audiovisual no Estação do Drama (UFBA) e no Centro Universitário UniRuy | Wyden.

WORKSHOP

Estratégias criativas multiplataforma

O workshop “Estratégias Criativas Multiplataforma” irá abordar a importância de conhecer os  principais elementos para o desenvolvimento de estratégias para marketing no audiovisual: o mercado, o público consumidor e as tendências contemporâneas. Para isso, algumas metodologias e ferramentas serão apresentadas, como Benchmarking, Pesquisa de Mercado, métodos para levantamento e organização de dados de cenário (Desk Research) e Público (Observação, Sprints Etnográficos, Criação de Personas e Jornada do Consumidor). Finalizaremos o workshop com o processo de ideação para desenvolvimentos de estratégias de distribuição e elaboração de conteúdos. 

  • O audiovisual e o entendimentos dos contextos: cenário, público e mercado
  • Levantamento e organização de dados de cenário (Desk Research e Diagrama de Afinidades Temáticas)
  • Levantamento e organização de dados de mercado (Benchmarking) 
  • Levantamento e organização de dados de público (Agiles Researches, Personas, Jornada do Consumidor)
  • Processo de ideação de estratégia de marketing
  • Estratégia de Conteúdo

Ministrante

A definir

Thaiane Machado

Jornalista de formação, Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, (UFBA/PósCom), Especialista em Previsão de Tendências e Comportamento do Consumidor (IESB). Com experiência de mais de 10 anos em Planejamento de Comunicação, já atendeu clientes como Governo da Bahia, Governo de Sergipe, Shopping da Bahia (antigo Shopping Iguatemi), ACBEU/Ba, Prefeitura de Vitória da Conquista/Ba, DirecTV, HBO, Globo, Banco do Brasil, Embratur, Secretaria de Comunicação do Governo Federal e atuou com Marketing Político em Angola, Bahia, Brasília e Sergipe. Atualmente é professora nos cursos de Graduação da Unifacs (SSA) e de Pós-Graduação no IBMEC (Brasília), Uniceub e IESB,  desenvolve pesquisas voltadas para comportamento do consumidor e, em sua empresa, Gaveta do Pensamento, transforma ideias de empresas em soluções de serviço/comunicação para o usuário.

Este projeto foi contemplado pelo Edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018 da Linha de Formação e Qualificação Audiovisual e é financiado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

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