Seminário sobre os Aspectos do ofício de roteirista e da escrita do roteiro
- Carga horária: 24 horas
Voltado a estudantes, roteiristas, produtores e profissionais do audiovisual, o evento vai promover reflexões e debates sobre o ofício de roteirista e os processos de criação, além de levar ao público a visão de roteiristas, produtores, diretores, técnicos de som, fotografia e montagem sobre o roteiro – a peça inicial de uma obra audiovisual.
Concebido especialmente para o autor roteirista, o TALKS terá 12 encontros online ao vivo, com duração de duas horas cada. A ideia é proporcionar um espaço de informação, conhecimento e compartilhamento das distintas visões e práticas comuns ao ofício. Além de entender as teorias e dominar as técnicas relacionadas à dramaturgia audiovisual e à criação de narrativas, o roteirista precisa adquirir um conhecimento mais amplo da criação de uma obra audiovisual, de forma a se capacitar a construir roteiros, considerando a diversidade dos recursos e elementos da linguagem. Também precisa estar preparado para lidar com questões relacionadas ao ofício, como direitos autorais, jornada de trabalho, modelos de negócio e de prestação de serviços.
As palestras serão mediadas por roteiristas, técnicos e realizadores baianos.
Confira a programação:
01/11 (seg) – 19h às 21h
Encontro com a ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), com Maíra Oliveira
Qual a importância de um roteirista se associar a uma entidade de classe em sua trajetória profissional?
03/11 (qua) – 19 às 21h
Encontro com a GEDAR (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas), com Marcílio Moraes
Os direitos do roteirista no mercado audiovisual brasileiro: os desafios da luta por remuneração pela exibição de obras.
05/11 (sex) – 19 às 21h
Roteirista e empresa produtora: construindo acordos – uma perspectiva jurídica, com Raquel Lemos
As relações entre roteirista e empresa produtora. Compartilhando modelos de trabalho e de negócio, tipos de relações contratuais e acordos possíveis para viabilizar um desejo comum: a criação de uma obra audiovisual
08/11 (seg) – 19 às 21h
Mercado audiovisual hoje: realidade e perspectiva para produtores e roteiristas, com Mari Brasil
As relações entre roteirista e empresa produtora. Modelos de trabalho e de negócios no mercado atual, tipos de relações contratuais e acordos possíveis para viabilizar um desejo comum: a criação de uma obra audiovisual.
10/11 (qua) – 19 às 21h
A adaptação, com Índigo
Como adaptar uma obra literária para um roteiro audiovisual. Os desafios e o processo de criação, a partir de uma obra existente.
12/11 (sex) – 19 às 21h
A criação coletiva em sala de roteiro de série, com Marco Borges
Processos de criação de conteúdo seriado em sala de roteiro, tendo como base a construção colaborativa e o consenso.
15/11 (seg) – 19 às 21h
A criação ficcional a partir de histórias reais, com Fábio Meira
Como as histórias reais podem ser base e fonte de inspiração na concepção de conteúdo audiovisual de ficção.
17/11 (qua) – 19 às 21h
A criação de telenovela
Um bate-papo sobre as narrativas ficcionais seriadas de longa duração
19/11 (sex) – 19 às 21h
A criação do som no roteiro
A importância do roteiro como fonte inicial da criação sonora na produção de obras audiovisuais. Um bate-papo, do ponto de vista do som, sobre os roteiros brasileiros da recente safra. Que caminhos o roteirista pode adotar para contribuir de forma mais direta na concepção sonora de uma obra audiovisual?
22/11 (seg) – 19 às 21h
Imaginando: a criação de imagens a partir do roteiro, com Rosa Caldeira
Como se dá a criação de imagens, do ponto de vista da direção de fotografia, a partir da leitura de um roteiro? Existe algum tipo de procedimento e/ou modo de escrita que o roteirista deve adotar para contribuir com o processo de concepção da fotografia de uma obra audiovisual?
24/11 (qua) – 19 às 21h
A montagem no documentário: a função do pré-roteiro
O processo de criação de uma obra audiovisual do tipo documentário, a partir de estrutura de abordagem pré-existente, pré-roteiro, material de pesquisa e material bruto captado. O papel do roteirista no processo de montagem de obra factual e de não-ficção.
26/11 (sex) – 19 às 21h
O roteiro literário e a montagem na ficção
O processo de criação de uma obra audiovisual de ficção, a partir do roteiro e do material bruto captado. A relação do montador com o roteiro literário. A contribuição do roteirista durante o processo de montagem da ficção.
Confira a programação:
EIXO 1 – A profissionalização do ofício de roteirista / 08hs
01/11 (seg)
19h às 21h
03/11 (qua)
19 às 21h
05/11 (sex)
19 às 21h
08/11 (seg)
19 às 21h
EIXO 2 – Experiências e desafios da escrita do roteiro / 08hs
10/11 (qua)
19 às 21h
12/11 (sex)
19 às 21h
16/11 (ter)
19 às 21h
19/11 (sex)
19 às 21h
EIXO 3 – O ofício do roteirista e sua articulação com outras áreas de criação / 08hs
17/11 (qua)
19 às 21h
22/11 (seg)
19 às 21h
24/11 (qua)
19 às 21h
26/11 (sex)
19 às 21h
- 19h às 21h
- Carga horária: 24 horas
- Com emissão de certificado!
- Datas sujeitas a alteração
*A atividade que seria no dia 15/10 foi para o dia 16/10 por conta do feriado.